-
Arquitetos: TJAD Original Design Studio
-
Fotografias:Yong Zhang, Guowei Liu
Descrição enviada pela equipe de projeto. As estações Yinxing e Daqiao, localizadas na margem sul do rio Qiantang, fazem parte do projeto de renovação de 12 quilômetros do espaço público à beira-rio no distrito de Binjiang, em Hangzhou, liderado pelo Original Design Studio da TJAD.
O terreno, de formato triangular, está situado entre a área residencial e o rio Qiantang. No local, havia muitos pés de ginkgo, e, no final do outono, as folhas caídas cobriam o chão. De longe, o solo parecia dourado, enquanto de perto, a beleza racional das folhas sobrepostas e entrelaçadas se destacava. Preservamos as árvores de ginkgo e usamos a sobreposição das folhas — "um arco convexo e dois arcos côncavos" — como base do conceito do projeto. A partir disso, rotacionamos e replicamos o padrão, criando formas que se aninham e deram origem ao desenho da praça.
O terreno tem uma leve inclinação, com três "folhas de ginkgo" adjacentes que se elevam, formando um espaço verde e criando áreas de atividades em diferentes níveis para a comunidade local. Essa estrutura também atende ao desejo das pessoas de subir e contemplar o rio Qiantang. Na parte inferior, foram criados espaços para abrigar serviços comunitários.
O Linqiaoxiang Sports Park, localizado ao lado da Estação Yinxing, foi inspirado pelas ondas do rio Qiantang, refletindo essa dinâmica em seu paisagismo com elevações e depressões. A pista de corrida azul e a ciclovia laranja se elevam no ar, circundando o parque em diferentes níveis e criando uma dimensão vertical de espaço público. Essa configuração melhora a acessibilidade e convida os visitantes a explorar, praticar exercícios e descansar, além de enriquecer a experiência de quem percorre o parque.
O parque possui quadras de badminton, basquete, escorregadores, barras de equilíbrio e áreas com equipamentos de ginástica, atendendo às necessidades de atividades ao ar livre da comunidade. A quadra de basquete fica entre as trilhas Laranja e Azul, e os degraus da arquibancada se conectam à pista azul. Essa estrutura não só atende às necessidades funcionais das arquibancadas, mas também melhora a circulação entre a passarela elevada e o solo. Além disso, o espaço sob a arquibancada oferece uma área de descanso sombreada e protegida no parque.
A Estação Daqiao está localizada na interseção da Rua Liuhe com a Rua Wentao. Inspirados pela forma estrutural da Ponte do Rio Qiantang, rotacionamos a principal treliça de aço da ponte em 45 graus. A parte superior do telhado tem formato triangular, ecoando o pináculo triangular da Pagoda Liuhe, que se encontra do outro lado do rio. Na parte inferior, os componentes estruturais são expostos como elementos de expressão arquitetônica, dispostos de maneira regular e ordenada.
A fachada é feita de chapa de poliéster, aproveitando seu tamanho unidimensional para minimizar as juntas. O revestimento tem formato côncavo, e a estrutura de suporte em aço é de perfil em T, resultando em um design simples e elegante. A Estação Daqiao oferece um espaço para que o público descanse, pare e admire a vista. No primeiro andar, há um café que também serve como espaço para exposições temporárias voltadas à comunidade local. O segundo andar é um mirante, onde os visitantes podem contemplar a paisagem ao redor e avistar a Pagoda Liuhe do outro lado do rio Qiantang, criando uma conexão entre o antigo e o moderno.